sexta-feira, 21 de março de 2008

"... e beijou-o."

Talvez eu não seja o mais apropriado para debater esse tipo de assunto - tampouco gosto ou acho pertinente fazê-lo, mas anualmente, quando nos aproximamos da semana santa (mais especificamente do “sábado de aleluia”), reflito sobre o significado de tudo o que aconteceu há quase 2000 anos atrás.

Corrijam-me se eu estiver errado, mas a Semana Santa representa a subida de Jesus Cristo (JC) ao Calvário, sua crucificação, morte e ressurreição. É também nesta semana que se encerra a Quaresma, os 40 (ou 47) dias de penitência, jejum e tal... Na quinta-feira Santa, celebra-se a instituição da eucaristia, quando Jesus celebrou a Ultima Ceia. A Sexta-Feira Santa representa o dia em que Jesus, ao sofrer humilhações e açoites horríveis faleceu pelos pecados da humanidade. No domingo, a Páscoa, todos nós, cristãos, celebramos a ressurreição dEle.

Então, recapitulemos: Quinta Feira Santa, Santa Ceia; Sexta Feira Santa, Morte; Domingo de Páscoa, Ressurreição. E o Sábado? O Sábado de Aleluia? Permitam-me criar uma hipótese.

Desde que o mundo é mundo, existe a necessidade humana de se encontrar um responsável para tudo quanto é coisa errada que acontece. Foi assim desde Adão e Eva onde esta foi a “culpada” pela expulsão de ambos do paraíso. E, por volta de 0033 d.C a POPULAÇÃO decidiu libertar Barrabás e matar o Filho de Deus. Mas, antes disso dois outros caras, mesmo sabendo da inexistência de crime que justificasse a crucificação, se omitiram e permitiram que tudo acontecesse. Então, em busca de alguém para que se jogasse toda a culpa do ocorrido criaram o Sábado de Aleluia e a sua PODRE tradição da malhação do Judas.

As crianças adoram. Enchem, penduram, apedrejam e queimam o boneco. É assim que as educamos: “deve-se apedrejar os que erram”. E ainda perguntam de onde nasce tanta violência nesse mundo, meu Deus. Além do mais me pergunto: “quem sou EU para apedrejar alguém?”. Não foi o próprio Cristo que nos ensinou não julgar quando protegeu Mª Madalena dos apedrejadores? Pecamos dia após dia, traindo a confiança de Deus. Não somos dignos de apedrejar ninguém, pois ao final do dia beijamos a face Dele ao adormecermos sem o mínimo remorso.

Outras perguntas que me faço: Ok, e se Judas não tivesse feito essa cagada com JC? E se ele tivesse sido fiel e não o tivesse cagoetado? Jesus teria fugido? Morrido de velhice num deserto qualquer? E os pecados do mundo? Quem teria morrido por nós? A (e)história seria outra? São duvidas que me levam à seguinte divagação: “não seria Iscariotes apenas um instrumento de Deus para que tudo culminasse no ocorrido?” Ora, Jesus sabia que Judas o trairia, porque não fugiu escondido dele? Aliás, porque então o escolheu para estar entre os 12? Talvez porque sabia de sua (JC) missão.

E da população que escolheu Barrabás ninguém fala nada. Pilatos...Herodes... Esses são bonzinhos?! Não sei. Não to defendendo nem acusando ninguém, apenas acho que um ínfimo pecador como eu (e nós) não tenho direito e nem moral para julgar e apedrejar ninguém. Então, neste Sábado de Aleluia apedrejarei a minha preguiça, o meu comodismo, a briga com meu irmão, os meus vícios, o meu desleixo religioso, enfim, apedrejarei os MEUS pecados ao invés de os dos outros.

6 comentários:

Manurês disse...

Gente! Eu tb já parei pra pensar nesse lance do Judas. É, sei lá. Ninguém pode julgá-lo, realmente. Aliás, quem garante que após sua morte, mesmo tendo cometido o suicídio, não foi ele perdoado por Deus? É muito pra minha cabeça. Só sei uma coisa...seu blog promete! ahuahaua. Não sabia que vc escrevia assim, tão gracinha!hauahuaua. beijocas, flor

Anônimo disse...

Fico feliz em ver que alguém escreve sobre a semana santa e não se refere somente a páscoa com chocolates, ovos e coelhos! Q Deus possa colocar esse espírito de reflexão em todos!
E parabéns pelo blog!!
abraçãoo!

Anônimo disse...

Muito doido o texto, adorei!!! Vc tem que escrever crônicas em revistas! hahahahha bjos, Renata

Conta aê disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Conta aê disse...

Ta bom..vc falou sobre Jesus...ressurreiçao e o escambau!!!
agora so me responda uma coisa simples:
O QUE TEM HAVER RESSURREIÇAO, JESUS, SEMANA SANTA E A DROGA DO OVO E O DO COELHO?!!? se nem ovo a bosta do coelho bota?!!?
nao podia ser um CORDEIRO?!
que é um animal sagrado!!!
nao, colocam o COELHO um aninal tao besta...e o ovo? tinha que ser de CHOCOLATE? nao podia ser o de galinha mesmo?!

beeeju Jékinha

Rodrigo disse...

Jéssica,
É melhor não extender a discussão da origem do coelho e a questão da feritlidade e tal... Mas acho importante duas ressalvas:
1º- O coelho tb é um animal sagrado, como todos os outros.
2º- para mim, a questão do chocolate é pura e meramente comercial.